Esclarecimento

O lamentável comunicado de hoje da direcção da Associação Académica de Espinho merece os seguintes esclarecimentos: 

1  O Sporting Clube de Espinho respeita a AAE e sempre procurou manter as melhores relações institucionais com este clube.

2 – Nas últimas épocas, tem-se registado uma movimentação normal de treinadores e atletas da formação entre os dois clubes, o que se nos afigura perfeitamente normal.   

3 – Não se percebe, por isso, este lamento de virgens ofendidas que agora se atrevem a ministrar lições sobre como “estar no desporto e na vida” (sic). 

4  É verdade que 4 atletas da AAE vão integrar o escalão de juniores e de sub-21 do SCE na próxima época, sem qualquer contrapartida financeira, por decisão dos mesmos e dos respectivos pais que, a cada momento, são livres de escolher o melhor projecto desportivo para os seus filhos. 

5  Estes processos foram conduzidos de forma totalmente transparente, como pode ser atestado pelos encarregados de educação. 

6  Os escalões de juniores e de sub-21 são considerados de rendimento, em que os atletas podem já ser utilizados nos seniores, pelo que – ao contrário do que se passa nos escalões de base – o SCE se reserva o direito de convidar atletas de outras colectividades, por força das exigências competitivas que tem no panorama do voleibol nacional. 

7  O SCE não convidou, muito menos assediou, qualquer atleta de outro escalão de base.   

8  Entendemos por isso que as acusações de “falta de pudor e escrúpulos” são totalmente desadequadas e tendentes a uma cultura de guerrilha que não se justifica. 

9 – Apesar do tom sarcástico sobre as vitórias passadas e futuras do SCE, estas serão sempre do clube e da cidade. A cultura desportiva do SCE impede-o de viver pendurado nas vitórias dos outros. 

10  A reorganização do SCE empreendida por esta direcção, o crescimento do clube, o aumento do número de atletas e o trabalho desenvolvido na secção de Voleibol têm provocado nos dirigentes academistas um evidente incómodo e desconforto. É lá com eles! 

Espinho, 15 de Junho de 2019

A Direcção do Sporting Clube de Espinho